Nazaré Challenge Big Waves

December 20, 2016

Carlos Burle é vice e Pedro Calado fica em quarto no Nazaré Challenge; Jamie Mitchell fatura a etapa portuguesa do Big Wave Tour.

Carlos Burle é vice-campeão do Nazaré Challenge. Foto: © WSL / Masurel.
 
Os brasileiros Carlos Burle e Pedro Calado chegaram à final do Nazaré Challenge, etapa do Big Wave Tour encerrada nesta terça-feira, na praia do Norte, em Nazaré, Portugal.

A prova foi vencida pelo australiano Jamie Mitchell, que totalizou 17.34 pontos, deixando Burle em segundo com 13.00, João de Macedo em terceiro com 9.89, Pedro Calado em quarto com 9.34, Nic Lamb em quinto com 3.00 e Antonio Silva, autor de apenas 0.20.
 
Burle começou melhor na final, dropando uma bomba para a esquerda avaliada em 6.50 e atingindo 13.00 pontos, já que a maior nota de cada atleta é dobrada. Calado investiu numa direita sem a mesma expressão e descolou 4.67. Nic Lamb e João de Macedo despencaram em algumas morras sensacionais, mas não conseguiram completar seus drops.

O tempo foi passando e poucas séries surgiram no outside. Mas tudo passou a conspirar a favor de Jamie Mitchell, que encontrou duas cracas e não decepcionou, somando 8.67 e 6.60 para assumir a liderança. O tempo foi passando e os brasileiros terminaram a bateria com apenas uma onda surfada.

 

Pedro Calado disputa a sua terceira final consecutiva e assume a vice-liderança do ranking. Foto: © WSL / Masurel.
 
Foi a segunda vez que Burle e Calado disputaram juntos uma final do Tour na temporada. Em Puerto Escondido, México, Calado foi terceiro, enquanto Burle obteve o quarto lugar.

"Estou muito orgulhoso do meu corpo. Foi um evento duro, com tempo muito frio, ondas gigantes e sendo massacrado o dia inteiro", disse Burle, emocionado. "Fiz a final e cheguei perto da vitória contra os melhores caras do mundo. Esta é a minha última temporada como competidor, mas guardarei esta ótima lembrança e espero deixar um legado para a próxima geração. Espero que ela dê o seu melhor, como fiz em todos os dias da minha vida. Nazaré é uma onda incrível e era uma questão de tempo até que as pessoas reconhecessem isso. Estou muito feliz por fazer parte deste evento e sinto que haverá muito mais", disse o vice-campeão da etapa.

 

A prova marcou também o terceiro pódio consecutivo de Calado em seu ano de estreia no circuito mundial de ondas grandes. Antes desta etapa, o brasileiro - que também foi ao pódio em Jaws, Havaí - era o terceiro colocado no ranking, atrás do sul-africano Grant Baker e do californiano Greg Long.

Em Nazaré, Baker parou na semifinal e ficou em sétimo, enquanto Long caiu logo na estreia, terminando em 13o lugar na etapa lusitana.
 
O sul-africano segue liderança da temporada, agora com 25.018 pontos, seguido por Pedro Calado, que ultrapassou Greg Long e passa a computar 21.943, contra 21.921 do californiano. Já Burle agora é o quarto, com 18.175 pontos.

O Big Wave Tour tem mais uma etapa no calendário, o Todos Santos Challenge, no México. A janela de espera no Hemisfério Norte termina no próximo dia 28 de fevereiro.

Confira mais detalhes em nossas próximas atualizações.

 

Etapa portuguesa tem condições desafiadoras. Foto: © WSL / Masurel.
 
Resultado do Nazaré Challenge 2016

1 Jamie Mitchell (AUS)
2 Carlos Burle (BRA)
3 João de Macedo (POR)
4 Pedro Calado (BRA)
5 Nic Lamb (EUA)
6 Antonio Silva (POR)

 

Ranking do Big Wave Tour 2016

1 Grant Baker (AFR) 25.018
2 Pedro Calado (BRA) 21.943
3 Greg Long (EUA) 21.921
4 Carlos Burle (BRA) 18.175
5 Jamie Mitchell (AUS) 15.690

 

Please reload

Notícias em Destaque

KLS Safe Surf - Surf Sem Chave

20 Feb 2019

1/5
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivo