Dicas para iniciantes

September 4, 2016

Alguns detalhes podem ajudar você a começar a se divertir nas ondas ou, se você já domina a brincadeira, ajudam você a ajudar seu amigo a surfar.

Ondas pequenas e pranchas grandes, é assim que tudo começa. Foto: Reprodução.
 
As primeiras tentativas, sim, no começo, são apenas tentativas, podem se tornar mais fáceis se o equipamento e as circunstâncias ajudarem. Ninguém sobe numa prancha e, depois de algumas ondas, está preparado para entubar em Teahupoo. Na verdade há muita gente que nunca fará isso, mesmo assim, surfar com certo controle, sentir a velocidade, a energia da onda é, e sempre será, uma das mais divertidas atividades que um ser humano pode experimentar.
 
Para iniciantes abaixo dos 11 anos pode ser interessante uma prancha de espuma macia, com quilhas de plástico. Isso minimiza o risco de acidentes pela falta de hábito com o equipamento e as ondas, além de não fazer diferença em seu funcionalidade para um iniciante.
 
Pense Grande - A primeira coisa que o iniciante necessita é estabilidade. Por isso a prancha tem que ter tamanho, largura e volume avantajados em relação a ele. Longboards, mini longs, eggboards e funboards são uma ótima opção. A prancha deve ter ao menos de dois a quatro palmos a mais do que a altura do novo surfista. Se for um modelo de "pranchinha", quanto mais paralelo o outline, melhor.
 

Os mini longs, como esse da Silver Surf, se propagaram por oferecer um surfe fácil e divertido. Se dentro da proporção correta para iniciantes pode ser uma prancha para o resto da vida. Foto: Reprodução.
 
A prancha maior oferece a possibilidade do iniciante ficar em pé sobre ela, mesmo em ondas menores. Sim, ondas pequenas e mais fracas ajudam, mesmo que sejam ondas quebradas, só espuma. Nessa situação uma prancha que ande quase no flat sempre é bem vinda. Ela precisa levá-lo, mesmo que ele não saiba impor velocidade ou pisar no lugar correto. A largura a mais evita que a prancha se desestabilize, fazendo curvas inesperadas ou enterrando as bordas quando o iniciante pisar no lugar errado.
 
Num segundo momento a remada entra no jogo. Novamente as medidas avantajadas irão ajudar. Para surfar é preciso entrar nas ondas, logo, um iniciante sem muita remada pode se beneficiar de uma prancha com volume extra. Além disso, essa prancha maior ajuda o iniciante a se sentar nela para esperar as ondas, sem muito esforço.
 
Evite pranchas muito retas, com pouco rocker de fundo, pois essas tendem a imbicar. Remada é uma questão de timing e conhecimento do movimento das ondas e isso só se aprende com tempo.
 
Pranchas com quilhas centrais ajudam o iniciante a começar a escolher em que direção quer ir ou simplesmente ir reto. Monoquilhas ou triquilhas funcionam melhor do que biquilhas e quadriquilhas. Se houver possibilidade use quilhas grandes.
 
Proporções - Hoje as pranchas têm seu volume descrito em litros e essa tabela mostra a relação ideal entre peso do surfista e volume da prancha, um surfista mais experiente e de nível intermediário na faixa de 80 kg por exemplo, usa uma prancha na casa de 28 litros, varia muito para cada tipo de prancha, um longboard para esta mesma pessoa já passa dos 45 litros, abaixo uma tabela de funboards (mini long), da foto acima, baseado para iniciantes:
 
36kg > 32 litros
38kg > 33 litros
40kg > 34 litros
50kg > 39 litros
60kg > 42.5 litros
70kg > 49 litros
80 kg > 55.5 litros
90 kg > 63 litros
100kg > 72 litros
 

Alguns modelos de pranchas utilizadas por quem já sabe surfar também podem servir para as primeiras ondas, se você obedecer as proporções. O modelo Dwart, da Rusty, pode ser um bom começo. Foto: Reprodução.
 
Vá surfar - Aprender a surfar sozinho é sempre mais complexo e perigoso. O melhor é ter sempre a ajuda de alguém com boa experiência nas ondas ou procurar uma escola de surfe. 

Aprenda a nadar. Aprenda a pegar ondas de peito, bodysurfe. Nunca vá surfar sozinho. Use sempre cordinha (leash). Treine subir na prancha ainda na areia, quanto mais você repetir o movimento de se colocar de pé sobre ela mais seu corpo fará isso automaticamente quando você tentar numa onda.
 
Depois de dominadas as bases do surfe fica tudo mais fácil. Para dizer a verdade estamos sempre tentando aprender algo a mais, só que com mais acertos pelo caminho. Vale lembrar que, dependendo a maneira como encaramos as tentativas, elas podem ser tão divertidas quanto os acertos.
 

 


Os pranchões, ou longboards, com mais de 9 pés, oferecem sempre uma boa base para iniciantes. Foto: Reprodução.

 

 

Please reload

Notícias em Destaque

KLS Safe Surf - Surf Sem Chave

20 Feb 2019

1/5
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivo