Os 7 Melhores Filmes De Surf

June 2, 2016

 

 

Acredito que a essência do surf, assim como a de todo grande esporte, está em suas grandes histórias de superação,de conquistas, que nem sempre são títulos ou premiações. Pessoas que trocam tudo para conseguir surfar ou apenas viajar em busca da onda perfeita por meses e anos são realmente amadores, no melhor sentido da palavra, ou seja, aqueles que amam o que fazem. São esses mesmos amadores que criam as histórias ou que decidem apenas contá-las, após elas terem realmente acontecido. E é aí que nós, meros apreciadores, praticantes e espectadores do surf somos agraciados com livros e filmes e suas narrativas emocionantes. Para simplificar a sua vida, fiz uma seleção dos melhores filmes de surf que já vi na minha trajetória e dar a você essa oportunidade de desfrutar essas

grandes emoções. Confira:

 

 

1. Tudo por um sonho, Mavericks – Aventura/Drama

 

Lançado em 2013, o filme é baseado na história real do surfista norte-americano Jay Moriaty. O jovem, de 15 anos, tem como seu maior sonho surfar Mavericks, uma das maiores ondas do mundo, na California. Em sua jornada para surfar no pico escondido, Jay encontra Frosty Hesson, um veterano que será seu guia e companheiro nessa longa caminhada, que terá uma série de obstáculos. Uma grande história de superação, um filme emocionante.

 

 

2. Surf Adventures 1 e 2 – Aventura/Documentário

 

Qual surfista nunca sonhou em fazer uma trip com os melhores parceiros, em busca das ondas mais perfeitas do mundo? “Surf Adventures” é um documentário que trata exatamente disso. Um grupo de brasileiros, contando com grandes veteranos e novatos do esporte, decide viajar o mundo atrás da perfeição. Para isso, eles passam por grandes picos como California, Mentawai e muitos outros. Histórias, risadas e surf na veia é o que não faltou. Vale a pena conferir essa sequência, que te dará vontade de pegar a prancha e ir correndo pra praia mais próxima.

 

 

 

3. A Onda dos Sonhos 1 e 2 – Drama/Aventura

 

“A Onda dos Sonhos” é aquele clássico filme de sessão da tarde. Não conta uma grande história de superação ou algo do gênero, mas mostra uma narrativa leve, gostosa de se ver, divertida. Em “A Onda dos Sonhos 2”, por exemplo, é retratada a história da surfista Dana, que se muda para uma praia, na California, e lá conhece novas pessoas, faz amizades e descobre mais sobre si mesma. Filme que também trata dos obstáculos do localismo e da competição exagerada dos surfistas em uma mesma praia!

 

 

4. The Endless Summer 1 e 2 (Alegrias de Verão) – Aventura/Documentário

 

Lançado em 1969, “Alegria de Verão” é um filme que trata do surf em sua principal essência. No CenaSurf já destacamos esse filme e não é à toa que estamos comentando sobre ele novamente. O longa trata, simplesmente, da maior aventura do surf: cruzar o planeta em busca da onda perfeita. Das águas inexploradas da África Ocidental, aos mares repletos de tubarões da Austrália, passando pelo paraíso tropical Taiti, entre outros lugares ainda mais distantes. Esses surfistas californianos conseguem realizar em um mês, o que muitos não fazem em uma vida inteira… Eles vivem os seus sonhos. O diretor Bruce Brown criou uma obra-prima tão intensa que, mesmo com o passar dos anos, continua a mexer com a imaginação das novas gerações. Quem assistiu não se arrepende, pelo contrário, quer assistir de novo.

 

 

5. Surfer, Dude (Profissão surfista) – Comédia                                                                                              

 

Essa comédia, lançada em 2008, é muito envolvente e o surf é o seu grande pano de fundo. O longa trata da história do surfista Steve (Matthew McCoaughey), que depois de viajar o mundo, surfando e festejando, volta à sua terra natal, Malibu, e percebe que sua grana está acabando. É aí que ele tem uma ideia genial e que fará a narrativa se tornar um dos filmes de surf mais engraçados que eu já vi. Um reality show é a grande saída para ele deixar o perrengue e com a pinta de bonitão, você acha que ele vai desperdiçar essa? Então, se prepara para dar altas gargalhadas e assista “Profissão surfista”. Detalhe para a ótima atuação do estado-unidense Matthew McCoaughey.

 

 

 

6. Caçadores de Emoção (Point Break) – Policial/Ação                                                                                        

 

“Caçadores de Emoção” é um filme da diretora norte-americana Kathryn Bigelow, lançado em 1991. Devido ao tremendo sucesso, o longa pode ter um remake muito em breve. A narrativa conta a história de uma gangue de ladrões de banco, que na verdade são surfistas e usam o dinheiro roubado para sair em busca da onda perfeita. O F.B.I. desconfia que esses surfistas podem ser os ladrões que eles estão procurando e mandam um agente para se infiltrar no grupo, mas para isso ele precisará aprender a surfar e é a partir daí que a trama se desenrola. Um filme realmente excelente! 

 

 

7. Step into Liquid ( Na onda certa!) – Documentário  

 

 

Em matéria de surf puro, “Step into liquid” é um dos melhores filmes que eu já vi na vida. Com uma trilha sonora eficaz, os diretores procuraram mostrar a essência do esporte, nada mais nada menos. O documentário conta trajetórias de vida de surfistas profissionais e amadores, viajantes e locais, mostrando a cultura, através de entrevistas e cenas no mar, acabando com uma série de esteriótipos. Dos mesmos diretores de “Endless Summer”, “Step into Liquid” ou “Na onda certa” é um filme para quem realmente ama o surf e quer se apaixonar ainda mais por esse esporte que não para de crescer.          

 

 

 

Gostou das indicações? Então deixa seu comentário aí em baixo! Valeu!
 

Please reload

Notícias em Destaque

KLS Safe Surf - Surf Sem Chave

20 Feb 2019

1/5
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivo