Como Aprender A Surfar – Dicas E Técnicas para Iniciantes


Quer aprender a surfar? Não deixe de conferir nossas dicas para você fazer bonito em suas primeiras ondas e não acabar frustrado, nem se machucar!


Meninas se divertindo ao surfar ondas iniciantes


Em primeiro lugar, fique atento ao seu equipamento. Escolha uma boa prancha que seja resistente e que te dê segurança e estabilidade ( post anterior ). Para quem está realmente começando os modelos mais indicados são os longboards ou funboards, maiores e mais espessos, ou ainda pranchinhas com maior flutuação e largura. Uma bermuda confortável, que te dê maior flexibilidade nos movimentos também é indicada. Para isso, boas indicações são novas bermudas com elastano das respeitadas marcas do mercado de surfwear, que visam colocar a alma do surf em seus produtos, tanto para a prática quanto para a casualidade.

Usar uma lycra ou uma camisera em épocas de aguas quentes é importante, para os homens e para as mulheres. Ela vai proteger de ralados e lesões na região da barriga durante as remadas e o drop. Principalmente no início, onde o esforço será maior.

Treinamento para ficar em pé na prancha


Aprender a surfar envolve, basicamente, equilíbrio e coordenação. Contando com isso, confira nosso passo a passo:



1. Procure um local com ondas pequenas e com menos surfistas. Lembre-se que você ainda não sabe surfar, não queime etapas.


2. Comece remando a partir da margem, deitado na prancha, até chegar ao local onde a onda começa a quebrar.


3. Intensifique a força das remadas quando a onda perfeita se aproximar.


4. Para aproveitá-la, você precisa treinar um movimento essencial chamado de “pop-up”, que consiste em subir rapidamente na prancha. Você precisará empurrá-la para baixo, apoiando as palmas das mãos na prancha na altura do peito e firmando os pés para conseguir subir. Treine na areia antes de cair no mar.


5. Mantenha as pernas flexionadas, no centro da prancha. Para não escorregar, é importante o uso da parafina, que deve ser passada na prancha em movimentos circulares, antes de entrar na água, para garantir a aderência nesse momento.


6. A partir daí, é a criatividade e a habilidade de cada um que entra em jogo, já que a variedade de manobras é muito grande e depende também da ousadia do surfista.


Veja o vídeo abaixo, em que Juliana Vilalva e Mariana Rezende mostram como os passos acima são bem simples.



Foca no surf que você chega lá!


Não se esqueça de que o aprendizado é sempre mais seguro ao lado de um instrutor ou algum amigo mais experiente. Se puder matricule-se em um curso, existem muitas escolas e professores por aí. Jamais vá surfar sozinho, conheça o local anteriormente e lembre-se de usar filtro solar. E nada de se envergonhar, começar a surfar não tem idade e ninguém começa sabendo! Se quiser ficar bom terá de passar, sim, pelos estágios iniciais!


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
Últimas Notícias
Parceiros: