Tipos de pranchas de surf

Quem deseja começar a surfar esbarra sempre no tamanho da prancha. Qual é a ideal? Qual é a melhor para começar? Veja um pequeno guia dos tipos de pranchas de surf para não errar na escolha!


Inúmeros tamanhos e estilos


Se você é iniciante na prática do surf, a prancha deve ser maior, mais larga e mais espessa, pois assim a estabilidade fica maior, além de ser mais fácil na hora de remar, levantar e até mesmo dropar a onda.


Todas as pranchas de surf são medidas em “pés” e “polegadas”. 1 PÉ = 30,48 CM = 12 POLEGADAS 1 POLEGADA = 2,54 CM


O peso também um fator importante, por isso sempre considere escolher uma prancha que suporte um peso maior que o seu, gerando melhor flutuação e facilitando a estabilidade em cima da prancha. Conheça agora os tipos de prancha de surf mais famosos e usados:


Longboard: São as famosas pranchas grandes, com tamanho a partir de 9”. Eram as mais usadas até a década de 70. São boas para iniciantes, sendo também usadas por profissionais, principalmente os das antigas e os experientes.


Alex Leco mandando uma manobra com uma longboard


Gun: Modelo criado no Havaí, possuí um tamanho grande, porém o contato com a água é menor que a longboard. Uma bela dica para quem pretende mandar manobras em ondas grandes.


Funboard: É tida como a melhor opção para os iniciantes. Um pouco menor que a longboard, em torno de 7”, a funboard conserva a estabilidade e ainda possibilita a ação de manobras. Se você pretende começar a encarar as ondas, a funboard é escolha certa para o início.


Evolution: Se assemelha à funboard no na largura e espessura, porém tem o formato de uma pranchinha comum, com o bico pontudo. Possibilita maiores manobras que a longboard e a fun.


Performance, Minimodels ou Pranchinhas: Modelo mais usado pelos surfistas profissionais e também por amadores que já possuem um bom preparo físico e uma maior agilidade. É vista em quase todas as praias de surf e muito usada para ondas pequenas. Se você já tem uma noção no esporte e procura agilidade e manobras, esta é sua escolha.


Kelly Slater com sua pranchinha


Uma outra modalidade que nasceu há muito tempo e vem ganhando popularidade novamente é o stand up paddle, onde você surfa com a ajuda de um remo. Este modelo de prancha é o que mais cresce, justamente pela facilidade de se praticar e por ser de fácil acesso nas praias.


Os praticantes do SUP estão aumentando todos os anos


Agora que você conheceu alguns modelos e tipos de pranchas de surf, que tal começar a diversão e ir de encontro ao mar?Você também pode mudar a pintura da prancha de acordo com sua preferência. Não dê bobeira, bora pra praia!


Pranchas de surfe e acessórios você encontra em alguns de nossos apoiadores, Session Store em Criciúma, também loja online, loja Moment Surf Shop e ZNB Surfboards no Balneário Rincão, ZNB além de pranchas e SUP novos também faz pranchas sob encomenda a gosto do cliente.


É extremamente importante ter noção de sua compra, e estudar um pouco sobre o surfe e mares não faz mal a ninguém, sabendo que uma escolha errada por resultar nisto aqui:





Notícias em Destaque