John John Florence é Bicampeão do Oi Rio Pro!

May 20, 2016

Bom, assim como todas as finais da temporada de 2016, a do Oi Rio Pro também foi muito inesperada sem nenhum brasileiro nos representando dentro de casa. Na verdade, John John Florence chegar a uma final de evento só é uma surpresa pela falta de estratégia do havaiano, pois como já dito antes, se dependesse somente do seu surf, ele já teria sido campeão mundial.

 

Mas o que ninguém poderia prever era Jack Freestone fazendo a sua primeira final no WT, mesmo após voltar de uma lesão no joelho. O novato não teve chances contra John John, que estava realmente inspirado, mas acabou com a festa verde amarela ao eliminar Ítalo Ferreira na repescagem, Miguel Pupo nas quartas de final e Gabriel Medina na semifinal.

 

O Rio de Janeiro (apesar de continuar lindo) não nos ofereceu ondas de qualidade durante o evento, como já era de se esperar, e nem uma final verde e amarela. Mas com certeza reservou muita emoção e nos proporcionou algumas manobras cabreiras – Medina que o diga! – e uma decisão que, apesar de não ser a que desejávamos, contou com um surf de alto nível.

 

Semifinais

 

Gabriel Medina voando no último dia! Foto: Smorigo (WSL)

 

Em uma manhã cinza e chuvosa, o dia decisivo do Oi Rio Pro aqueceu a praia contando com um show de aéreos – principalmente por parte de Gabriel Medina, que estava literalmente voando.

Logo na primeira bateria da decisão, John John Florence deu um show diante do campeão mundial Adriano de Souza, entrando em uma ótima sintonia com o mar e mandando um longo tubo que lhe rendeu 9.80, a maior nota do dia. Na outras ondas, o havaiano encaixou muito bem suas manobras e descolou mais um 8.93, descartando 7.17 e 7.93 pontos – já deixando claro que seria difícil passar por ele.

 

Na segunda semifinal, Gabriel Medina botou muita pressão no australiano Jack Freestone ao aniquilar uma direita com um aéreo de backside rodando muito alto, levando o público a loucura e descolando 9.07 pontos. Depois ainda aumentou o seu somatório com uma onda que valeu 5.60, mas o novato não se abalou e mandou duas notas à altura, 7.83 e 8.67, virando a bateria na última onda. Com isso, os brasileiros deram adeus ao título da etapa na Barra da Tijuca (RJ).

 

Final

 

John John Florence e Jack Freestone comemoram no Rio! Foto: Smorigo (WSL)

 

Mesmo não contando com nenhum dos brasileiros e principalmente Gabriel Medina, que era o favorito do evento, a final agitou a galera que estava na areia, com John John sentido-se muito confortável nas ondas do Postinho e mandando desde tubos até batidas e aéreos – dignos de 9.70 e 9.27 pontos.

 

Mesmo não passando pelo atual campeão da etapa, o australiano Jack Freestone mostrou o seu potencial ao ser o primeiro rookie a fazer uma final nessa temporada, surfando muito bem, tentando até o último segundo e terminando com 7.80 e 8.33, já que John John estava realmente imbatível.

 

Com a vitória, o havaiano consagra-se bicampeão no Rio de Janeiro, embolsa $100 mil e pula para o segundo lugar do ranking mundial. Agora, os surfistas se encontram nas ilhas Fiji para a quinta etapa do circuito, que acontece entre os dias 05 à 17 de junho.

 

Oi Rio Pro 2016


1. John John Florence (HAW)
2. Jack Freestone (AUS)
3. Adriano de Souza (BRA)
3. Gabriel Medina (BRA)
5. Miguel Pupo (BRA)
5. Adam Melling (AUS)
5. Davey Cathels (AUS)
 

Please reload

Notícias em Destaque

KLS Safe Surf - Surf Sem Chave

20 Feb 2019

1/5
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivo