1, 2, 3 ou 4 Quilhas? Qual Ideal Para Você

March 9, 2016

As quilhas são extremamente importantes para o funcionamento de sua prancha. São elas que vão determinar a velocidade e a sua estabilidade ao surfar, mas você sabe a diferença entre as monoquilhas, biquilhas, triquilhas e quadriquilas? Sabe qual é a melhor quilha para o seu tipo de surf? Então vem comigo que você vai sair daqui manjando tudo sobre quilhas!

 

 

A História Das Quilhas

 

A história começa muitos séculos atrás, na Polinésia Francesa, cerca de mil anos antes de Cristo, quando o surf foi introduzido nas ilhas e era apenas uma distração. Os pioneiros “surfistas” deslizavam sobre as ondas apenas em linha reta, tentando se manter equilibrados e chegar até a areia, não pensavam em realizar manobras ou algo parecido. Isso porque as pranchas eram feitas de madeira e não possuíam nenhum acessório embaixo que as proporcionasse mais equilíbrio.

Essa história só foi mudar quase 3.000 anos mais tarde, no ano de 1934, quando Tom Blake, um visionário, que revolucionou as pranchas e consecutivamente o surf no mundo inteiro, encontrou uma forma de ter mais controle sobre sua prancha ao introduzir um pequeno estabilizador de cerca de 4 polegadas de profundidade e 12 de largura. Assim nasceu o que podemos chamar de primeiro conceito de quilhas no mundo.

Essa quilha era única na prancha e ficou conhecida como “Single Fin”. Os designs do século XX foram aperfeiçoando essa monoquilha e ela foi hegemônica no mundo do surf até a década de 1970, quando o surfista Mark Richards inventou as “Twins”, também conhecidas como biquilhas. Entre 1979 e 1982, Mark foi tetracampeão do circuito mundial, revolucionando para sempre as diretrizes do surf!

 

Na década de 1980, as diferenças entre as quilhas foram realmente colocadas em pauta. Simon Anderson chamou a atenção de todos os surfistas ao redor do mundo ao usar uma prancha triquilha em 1981 e ganhar 3 etapas da temporada. Simon não teve muito sucesso, devido a falta de patrocinadores e logo parou de disputar o circuito, mas é referência quando se fala de quilhas e da evolução do surf moderno. Hoje, ele é dono da Simon Anderson Surfboards, uma das maiores lojas de produtos relacionados ao surf do mundo. As triquilhas revolucionaram de vez o mercado e o estilo de surf no mundo inteiro. Era o surgimento do “surf agressivo”, que joga água para todos os lados, com um leque muito amplo de manobras radicais.

 

Por fim, a última revolução das quilhas no surf ocorreu pelo mito, 11 vezes campeão do mundo, Kelly Slater. ele introduziu as “quads”, quadriquilhas e o resultado todos sabem no que deu.

Mas agora que você já sabe toda a história das quilhas e todas as revoluções que elas passaram, sabe a dizer a diferença entre as quilhas e qual é a melhor para o seu estilo de surf? Então, deixa eu te dar umas dicas e te ajudar no surf. Confira:

 

SINGLES, AS MONOQUILHAS

 

São as pranchas que apresentam apenas 1 quilha no centro da prancha. A maioria das monoquilhas são usadas em pranchas mais antigas ou também em longboards. A remada é mais facilitada, vale a pena experimentar a entrada na onda que elas proporcionam e usá-las para aprimorar sua linha na cavada. No entanto, você perderá bastante velocidade e agilidade na troca de borda.

 

TWINS, AS BIQUILHAS

 

 

Assim como as mono, as pranchas de 2 quilhas também estão relacionadas com o surf mais antigo. Elas nasceram com rabetas largas e outlines praticamente retos. O que isso resulta? Você provavelmente irá tão rápido como nunca, mas perderá aderência nas curvas. Em ondas pequenas e cavadas, você vai que nem um foguete, porém, em ondas que precisam de mais habilidade da prancha para retomar velocidade, você perderá projeção entre uma sessão e outra.

 

THREE FINS, AS TRIQUILHAS

 

As pranchas de 3 quilhas disputam com as 4 quilhas entre as mais preferidas pelos surfistas em todo o planeta. Ela são as mais precisas nas cavadas e apresentam grande velocidade. Elas são, tecnicamente dizendo, mais “soltas” para as manobras do que as demais. Caso você queira surfar a parte mais critica da onda da forma mais vertical possível, use uma triquilha.  No surf profissional, grande parte dos surfistas, caso de Gabriel Medina por exemplo, usam as three fins.

 

QUADS, AS QUADRIQUILHAS

 

As pranchas de 4 quilhas são as preferidas por muitos surfistas e um deles, é claro, o ilustre norte-americano Kelly Slater. Elas têm ótima aderência, não tanto como as triquilhas, porém muita aceleração (as mais rápidas) e constância também na velocidade. Nas ondas grandes, a ausência de uma quilha central proporciona menos cavitação, ou seja, diminui a desestabilização gerada pela enorme quantidade de energia que flui entre as quilhas.

 

Please reload

Notícias em Destaque

KLS Safe Surf - Surf Sem Chave

20 Feb 2019

1/5
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivo